segunda-feira, outubro 23, 2006

A moda como arte


Olá, hoje eu amanheci inspirada, rsss. Por isso, resolvi escrever sobre "a moda como arte". Sabemos que moda é tendência, atitude, irreverência e também arte. Afinal, a busca da beleza na moda faz com que muitos estilistas sejam comparados a artistas, tal a inspiração nas suas criações. Sem desmerecer por outro lado, o fato de muitos também usarem a arte como um trampolim na arte de criar. Repare na foto ao lado o vestido criado por Gianni Versace que se remete a obra do artista Andy Wahol.
E, também nas palavras do filósofo Manuel Fontán de Junco: "a moda é uma arte que se usa, que se leva para a rua; é uma arte de consumo a que todos têm acesso" (Fontán de Junco, Manuel, Profundidades del diseño y permanencia de Ia moda. Departamento de estudos BBV Bilbau 1996, p. 34).
Quando assistimos aos desfiles de moda, principalmente os de alta costura, podemos observar que há muito de arte misturada às criações, e desde arte clássica até arte contemporânea. Há sempre um quê de ousado, místico, irreverente, sedutor, minimalista, ou seja, há sempre um modelo que se encaixaria perfeitamente numa moldura, para ser mais exata.
E mais, a arte como representação do belo e manipulação humana sobre determinada matéria-prima, caminha passo a passo, bem como lado a lado no processo de criação de roupas e acessórios de moda, porque de toda maneira é a transferência da beleza num fenômeno cutural que ultrapassa o tempo e sobrevive no talento, trabalho, dom e propriedade do artista.
Umas das estilistas que mais sucesso fez unindo-se à arte foi Elsa Schiaparelli, que amiga de artistas consagrados como Salvador Dalí, Jean Cocteau, Christian Bérard, Man Ray, inovou criando modelos surrealistas e exóticos. E em parceria com muitos acelerou o processo de união entre arte e moda.

Nenhum comentário: